Vacinas Pneumocócicas

Vacinas Pneumocócicas

O streptoccos pneumoniae ou pneumococo é uma bactéria que pode causar infecções como otites, sinusites, pneumonia e bacteremia.

Há dezenas de tipos de pneumococo, ainda não há uma vacina que proteja contra todos eles. As vacinas disponíveis protegem contra os tipos que circulam com maior frequência na população.

Confira:

 

Pneumocócica Conjugada 13

 

O que a vacina previne

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves como pneumonia, meningite e otite, causadas por 13 sorotipos de pneumococos; entre eles, os sorotipos 3 e 6A, associados a alta mortalidade e presentes no Brasil.

 

Saiba mais sobre a Pneumonia e/ou sobre a Meningite.

Adultos, adolescentes e crianças a partir dos 2 meses de idade. Consulte sua necessidade em Grupos Vacinais.

Pessoas que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.

Esquema para crianças: consiste em 3 doses: aos 2, 4 e 6 meses além de um reforço entre 12 e 15 meses.

​Esquema para adultos: é composto por 1 dose da Pneumo 13 e após 1 ou 2 meses fazer uma aplicação com a vacina Pneumocócica polissacarídica 23  Valente. A Pneumo 13 completa a Pneumo 23.

Reações no local da aplicação dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento; febre, dor de cabeça, diarreia, erupção cutânea, dor nas articulações, dor muscular, calafrios. Em crianças pode ocorrer: diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto.

O que a vacina previne

Protege contra outros tipos de pneumonia e infecções respiratórias de repetição. Contém proteção contra 23 sorotipos de pneumococo, sendo eles uns dos principais causadores das doenças pneumocócicas,

Está em dúvida? Fale conosco