Vacina contra a Hepatite B

Vacina contra a Hepatite B

Protege contra o vírus da Hepatite do tipo B. Saiba mais sobre a Hepatite B.

Para pessoas de todas as faixas etárias.

Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica – forma que acomete 90% dos bebês contaminados ao nascer.

Especialmente indicada para gestantes não vacinadas.

A eficácia da vacina contra a hepatite B é superior a 95%.

Consulte sua necessidade em Grupos Vacinais.

Não deve ser aplicada em pessoas que apresentaram hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, entre eles: hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, fosfato de sódio diidratado, diidrogenofosfato de sódio, polissorbato e água para injetáveis.

Esquema para recém-nascidos: aplicar nas primeiras 12 horas de vida, 2 – 4  e 6 meses com a vacina combinada que inclui a hepatite B (hexavalente)​

Esquema geral: 3 doses: 0 – 60 dias – 180 dias, após a primeira dose.

Pessoas com comprometimento do sistema imunológico necessitam de dose dobrada em quatro aplicações (esquema 0-1-2-6 meses), para melhorar a resposta ao estímulo produzido pela vacina. Devem realizar exames periódicos para acompanhar os níveis de anticorpos e, sempre que a quantidade diminuir, receber um reforço com dose dobrada.

Para crianças a partir de 12 meses de idade, adolescentes e adultos, as clínicas privadas de vacinação dispõem ainda da vacina que combina hepatite A e hepatite B em uma única injeção. Em menores de 16 anos, duas doses com intervalo de seis meses. Nas maiores, o esquema é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda e de cinco meses da segunda para a terceira.

Não é frequente o surgimento de reações, entretanto podem ocorrer vermelhidão, endurecimento, inchaço e dor no local da aplicação; irritabilidade, cansaço, perda de apetite, dor de cabeça, sonolência, sintomas gastrointestinais (como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal), mal-estar, rigidez, febre (≥ 37,5ºC), choro anormal.
Está em dúvida? Fale conosco