Blog

Seu filho tem medo de vacina?

medo-de-vacina

Quando o assunto é se vacinar a coisa fica complicada, embora saibamos que as vacinas são importantes para a prevenção de doenças, os nossos filhos não pensam dessa maneira.

E a situação só piora com tempo, pois, as crianças que já sabem como é se vacinar começam a sofrer antes mesmo de chegar no local onde a vacina será aplicada e não adianta prometer doces e brinquedos.

Nessas situações quem sofre de verdade são os pais que precisam segurar os pequenos em prantos.

Confira algumas dicas para enfrentar esse momento:

Não converse de forma exagerada sobre o assunto

Não adianta conversar e preparar o humor das crianças com antecedência, quando o momento chegar elas ficarão com medo igual então não se preocupe em preparar o estado de espirito do seu filho, isso pode deixá-lo ainda mais apreensivo.

O ideal é dizer, pouco antes do procedimento, o que é a vacina e o porquê de a mesma ser tão importante, isso talvez não ajude muito, mas com certeza seu filho passará pela situação com mais coragem que antes.

 

Ver outras crianças chorando

Digamos que está tudo certo, você conseguiu convencer seu filho a se vacinar e ele nem está chorando, aí quando chegam no local de atendimento a primeira coisa que seu filho irá escutar é aquele choro desesperado, o que fazer para todo o processo de preparação não ir por água abaixo?

A primeira coisa a se fazer é manter a calma, normalmente a reação dos pais é dar aquele olhar assustado para os filhos, não faça isso, olhe com tranquilidade, sorria e explique ao pequeno que as outras crianças estão chorando por não terem conversado com seus pais antes de vacinar.

Não omita a verdade

Dizer que não vai doer e que é só uma picadinha, não adiantará nada, muito pelo contrário, só irá abalar a confiança da criança em você.

Seja sincero, diga a criança que a vacina irá doer sim, mas que a dor irá passar rápido e não será forte.

Mesmo que seu filho seja forte durante o processo de aplicação da vacina, não deixe de segurar o braço dele e manter o apoio, muitas crianças engolem o choro nessa hora.

 

A criança faz muita birra após a aplicação?

Muitas crianças podem se aproveitar do momento de vulnerabilidade dos pais para fazerem birras, nesse momento é importante que os pais fiquem calmos e expliquem para a criança que a vacina era necessária.

Utilize palavras compreensíveis para os pequenos, não adianta dizer: A vacina é importante pois irá fortalecer seu sistema imunológico. Crianças nem sabem o que é sistema imunológico, em vez disso diga: Se vacinar é muito importante para que você não fique doente, pois se tiver doente não poderá brincar.

Percebeu a diferença? No segundo exemplo você está dizendo que se a vacina é importante para a criança não adoecer e poder brincar, isso com certeza irá ajudar a aumentar a coragem dos pequenos.

Não se preocupe além do necessário

Os pais melhores que ninguém sabem que a vacina não machuca os filhos e também sabem que é importante vacinar os pequenos, se o seu filho já tem medo de vacina não adianta você ficar também.

Não fique com pena do seu filho, muitos pais cometem o grande erro de não vacinar os filhos apenas por eles terem medo, isso pode deixar as crianças suscetíveis a várias doenças infecciosas.

Não sofra. A vacina é o melhor para o seu filho.

Após a vacina converse com seu filho

Não tente fazer seu filho esquecer a experiência, converse com ele, faça-o ver que apesar de tudo ele está bem e agora ainda está protegido contra doenças.

É importante lembrar que logo o seu filho pode ter que vacinar novamente então sempre diga que na próxima vez ele não terá mais medo, que já superou.

 

É preciso premiar os filhos depois da vacina?

Não há motivos para premiações, mas é claro que se você prometeu um brinquedo, ou outra coisa, será muito bem-vindo pela criança.

Agradar os filhos nunca é demais, principalmente quando fazem carinha de choro ou estão magoados.

 

Pontos principais

Agora vamos recapitular os pontos principais?

  1. Evite falar sobre a vacina quando a aplicação ainda está longe
  2. Seja sincero com seu filho
  3. Explique os benefícios de forma que seu filho entenda
  4. Converse sobre a vacina após a aplicação
  5. Não sofra junto com seu filho.

Se você seguir nossas dicas com certeza seu filho irá vencer o medo de vacina ou pelo menos amenizar.