O peso da idade chega para todos, parece que foi ontem que você andava correndo pelas ruas, hoje em dia subir uma escada já é uma grande vitória. É preciso estar atento por que não é somente a força física que diminui ao longo dos anos, o sistema imunológico consequentemente enfraquece também.
Mas por que isso acontece? O que muda internamente, no corpo humano, que torna pessoas idosas suscetíveis às doenças?
Confira!
O que causa a imunidade baixa?
Conforme o corpo humano envelhece muitas coisas começam a mudar internamente. Conheça os principais fatores que causam essas mudanças:
- Regressão do Timo
Perto do coração existe uma glândula chamada Timo responsável pela produção de substâncias que estimulam o amadurecimento das células de defesa presentes no corpo humano. O Timo inicia um processo de degeneração natural quando o indivíduo ultrapassa a puberdade, o que causa uma diminuição na capacidade de defesa do corpo humano.
- Sistema imunológico atrasado
As células responsáveis pela defesa do corpo humano não funcionam efetivamente em idosos. Isso acontece porquê ao longo dos anos as células perdem sua funcionalidade o que diminui o desempenho das mesmas. Maus hábitos podem agravar o problema, embora o envelhecimento cause o desgaste das funções imunológicas é possível que o problema se agrave devido a vários fatores relacionados a maus hábitos, a seguir estão listados os principais.
- Estresse
O estresse causa muitos processos químicos no corpo como, por exemplo, a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, que bloqueiam as células de defesa.
- Não se alimentar da forma correta
A alimentação está diretamente ligada a produção de anticorpos no corpo, se alimentar de forma incorreta pode prejudicar esse processo de produção.
- Depressão
Não é somente no emocional que as pessoas sofrem quando estão com depressão. A depressão pode causar a diminuição de células de defesa e atrasar a resposta a infecções.
- Insônia
Estar cansado mentalmente pode afetar a produção de células de defesa.
- Medicamentos
Muitos medicamentos enfraquecem o sistema imunológico, idosos devem sempre consultar o médico.
O que pode acontecer com a imunidade baixa?
A imunidade baixa em idosos pode ser um problema sério, devido ao corpo já estar debilitado com o envelhecimento a possibilidade de o corpo estar suscetível a doenças e infecções pode agravar a saúde.
Veja a seguir os principais quadros clínicos observados em idosos:
- pneumonia
- tuberculose
- diarreia
- gripe
Ressalto que, além da imunidade baixa, um idoso com sistema imunológico enfraquecido pode não responder da forma desejada a vacinas e medicamentos.
Como aumentar as defesas do corpo
A imunidade baixa em idosos pode ser combatida se as pessoas adotarem algumas medidas de prevenção. Os métodos descritos abaixo são apenas dicas e não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde.
- Dormir o suficiente
O sono é muito importante e deve ser tratado de forma séria. Uma pessoa idosa deve dormir por pelo menos 8 horas. Dormir demais também pode ser prejudicial ao corpo humano por essa razão procure não dormir mais que dez horas.
- Consumir vegetais e verduras
Muitos vegetais e verduras possuem nutrientes que ajudam o corpo na produção de anticorpos. O ideal é ter acompanhamento nutricional para descobrir quais são os melhores alimentos.
- Exercitar-se
Praticar exercícios físicos proporcionam grande vantagem para o corpo humano. Além de manter uma boa qualidade de vida é preciso também estar em dia com as principais vacinas, são elas:
- Hepatite B
- dT (Difteria e tétano)
- Febre Amarela
- SRC (Tríplice Viral, MMR)
- Gripe
É muito importante estar em dia com as vacinas citadas acima, lembre-se que nós podemos ajudar você!
Entre em contato com nossa equipe para mais informações.