[vc_row][vc_column preset=”mpc_preset_91″ content_preset=”_mpc_preset_91″][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_custom_heading text=”Catapora (Varicela)” font_container=”tag:h2|font_size:24|text_align:left” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1519389315390{margin-bottom: 10px !important;}”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″ css=”.vc_custom_1450268258000{padding-right: 0px !important;}” offset=”vc_col-xs-4″][mpc_divider align=”left” content_padding_divider=”true” content_padding_css=”padding-right:10px;” lines_color=”#3498db” lines_weight=”2″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”2/3″ css=”.vc_custom_1450268248540{padding-left: 0px !important;}” offset=”vc_col-xs-8″][mpc_divider align=”left” content_padding_divider=”true” content_padding_css=”padding-right:10px;” lines_color=”#eeeeee” lines_weight=”2″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”45px”][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]O que é
Também conhecida por “Varicela”, a Catapora é uma infecção/virose causada pelo vírus Varicelazóster, da mesma família do Herpes (Herpetoviridae) e é altamente contagiosa, porém é benigna nas crianças, que são as mais afetadas.
Uma vez que alguém contraia a doença, ficará imune o resto da vida, mas o vírus ainda fica no organismo da pessoa. Os casos de Catapora na infância, que é a fase mais comum, têm diminuído, devido às campanhas de vacinação para prevenir contra a doença.
Causas
A transmissão ocorre via respiratória, em gotículas de espirros, de tosse, pelo contato com as lesões avermelhadas (exantemas) ou pela conjuntiva do olho, multiplicando-se e disseminando pelo sangue, até a pele.
A transmissão também pode acontecer por meio da inoculação direta, ou seja, quando as mãos têm contato com vesículas contaminadas de alguma pessoa doente e infectam a via aérea ou mucosa oral, ou indireta, pelo contato com roupas ou superfícies que foram utilizadas pela pessoa doente.
O vírus da catapora se instala de forma latente no organismo, em gânglios nervosos que são próximos à coluna vertebral. Se houver reativação do vírus, ele poderá causar a “Herpes zoster”, a qual possui um quadro clínico geralmente típico: vesículas agrupadas sobre base eritematosa, associada à sensação de dor, queimação e aumento da sensibilidade local.
A época mais propícia para as crianças contraírem a doença é no inverno, pois a concentração dos pequenos em ambientes fechados aumenta o risco.
Sintomas
Os sintomas aparecem após 20 dias que a pessoa teve contato com o vírus. Nas crianças, a Catapora não chega a ser tão grave e os sintomas iniciais incluem irritação sem motivo aparente, cansaço, febre, mal-estar e falta de apetite.
Manchas vermelhas que coçam muito, no formato de bolinhas de até 1cm, este é o principal sintoma e característica da Catapora. Essas bolinhas surgem inicialmente na parte lateral do abdômen e depois do primeiro dia, elas se espalham e surgem no rosto, depois no couro cabeludo, pernas e braços, onde aparecem em menor quantidade.
Estas manchas se transformam em bolhas cheias de líquido, que depois de estourarem formam pequenas feridas, as quais formam uma casquinha e saram.
Tratamento
O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro.
Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.
Adultos ou pessoas debilitadas, que se contaminem com o vírus da catapora, requerem cuidados especiais.
Prevenção
São duas as vacinas que contribuem para a prevenção da doença, são elas a Vacina contra a Catapora (Varicela) e a Tetra Viral, que combate ainda a Rubéola, o Sarampo e a Caxumba.
As vacinas são aplicadas em 2 doses, nas crianças e adultos que nunca tiveram a doença. Além da vacinação ser muito importante, ela é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e, também, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Todas as crianças, a partir de 1 ano de idade podem ser vacinadas contra a Catapora, assim como os adultos que não tiveram a doença.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row preset=”preset_0″ content_preset=”_preset_0″][vc_column preset=”mpc_preset_61″ content_preset=”_mpc_preset_61″][vc_empty_space height=”40px”][vc_column_text css=”.vc_custom_1517499941850{margin-top: 0px !important;margin-bottom: 0px !important;}”]
Está em dúvida? Fale conosco
[/vc_column_text][vc_empty_space height=”40px”]
Erro: Formulário de contato não encontrado.
[/vc_column][/vc_row]