Você tem dúvida sobre onde vacinar o seu bebê? Alguns tipos de vacinas são oferecidas pela rede pública, mas será que existe diferença na rede privada? Ou será que as vacinas são iguais de verdade?
Quer saber a diferença entre as vacinas da rede pública X rede privada? Então confira este artigo até o final, onde preparamos informações exclusivas para você fazer a sua melhor escolha na hora de vacinar o seu bebê.
Vamos lá?
Vantagens das Vacinas da Rede Privada
De fato, algumas vacinas da rede privada são diferenciadas e proporcionam alguns benefícios quando comparadas a da rede pública. É claro que, ambas possuem qualidade e protegem seu filho.
Acontece que, algumas vacinas da rede privada possuem vacinas diferentes e que não são oferecidas pela rede pública. Além disso, na rede privada as vacinas podem ser mais completas e eficazes, tornando a proteção do seu bebê muito mais efetiva.
Confira o calendário de vacinas para bebês da SBIM
A primeira atitude que você deve tomar para proteger o seu bebê e não perder nenhuma vacina é verificar o calendário de vacinas para bebês da SBIM – Sociedade Brasileira de Imunização.
Boa parte das vacinas obrigatórias que uma criança deve tomar nos primeiros meses de vida são, de fato, oferecidas pela rede pública. Porém, existem 5 vacinas diferentes e que são essenciais para quem deseja ampliar a proteção de seu bebê.
Principais vacinas
Assim que o bebê nasce, ele toma a vacina BCG, que muitas vezes é ainda aplicada na maternidade, logo na primeira semana. É esta que deixa aquela famosa marquinha no braço e previne doenças graves, como por exemplo, a tuberculose.
Esta não apresenta diferença entre as vacinas da rede pública X rede privada, a BCG, por tanto, tanto faz a sua escolha. A mesma coisa é para a vacina de primeira dose contra Hepatite B, também não apresenta diferença.
No segundo mês de vida, seu bebê deverá se vacinar contra alguns vírus. Aqui sim, há diferença entre as vacinas da rede pública X rede privada. Por exemplo, na rede pública, o nome da vacina é Pentavalente e previne 5 tipos de vírus e doenças como difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenzae b e hepatite B (conjugada).
Na rede particular, a vacina é chamada Hexavalente, pois além das doenças e vírus que mencionamos anteriormente, na vacina da rede pública, ela possui a vacina da poliomielite (Salk) inclusa.
Assim você realiza apenas uma picadinha, uma vez que em um Posto de Saúde seriam 3.
Outra vacina que se diferencia entre a rede pública e privada é a de Vacina contra o Rotavírus, onde na rede pública é oferecida a monovalente, que protege apenas contra um topo de vírus. Já na rede privada é oferecida a vacina pentavalente, que oferece proteção contra 5 tipos de vírus diferentes.
A vacina pneumocócica conjugada tem como missão proteger as crianças de doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, meningite e otite média aguda.
A da rede pública protege o seu bebê contra 10 tipos de vírus, sendo que a da rede privada protege contra 13 subtipos de pneumococos.
Viu como há diferença entre as vacinas da rede pública X rede privada? Como podemos concluir, as vacinas aplicadas na rede privada oferecem mais benefícios, protegendo o seu bebê de forma mais completa e efetiva.
Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a Prevenir para mais informações.