Você sabia que o leite materno protege os bebês e crianças de doenças perigosas? Bebês que se alimentam de leite materno ficam menos doentes, pois é considerado a “primeira VACINA“ e a amamentação também, é responsável por criar um vínculo entre mãe e filho, devido a isto, crianças amamentadas serão adultos seguros.FASES DO LEITO MATERNO
1. COLOSTRO – considerado a primeira vacina do bebê, produzido entre o primeiro e o quinto dia após o nascimento, é um liquido amarelado cheio de proteinas e anticorpos importantes para a imunização do recém nascido.
2. Após o quinto dia, começa o LEITE DE TRANSIÇÃO que é uma mistura entre o colostro e o leite maduro, ele é rico em gorduras e nutrientes que contribuem para o desenvolvimento da criança.
3. LEITE MADURO, PRODUZIDO APÓS O 15º DIA APÓS O NASCIMENTO. Além de conter todos os nutrientes necessários, ele se adapta a necessidade de cada criança. Ele tem tudo o que o bebê precisa até o sexto mês de vida.
Inclusive água, mesmo nos lugares mais quentes não é necessário complementar a alimentação com água, sucos ou chás.
A PEGA CORRETA
Prepare o seio, escolha uma posição confortável, faça a pega do seio em c ( com um braço pegue o bebê, use a mão para posicionar a cabeça do bebê em direção ao seio e com a outra mão, segure o seio e aperte em forma de c, coloque toda a aureola dentro da boca do bebê que deve ficar em formato boca de peixinho, e retire a sua mão. não há necessidade de ficar segurando o seio).
É muito importante verificar se a pega está correta (amamentar não deve doer, se for assim procure ajuda). A pega correta se aprende na prática, na tentativa e erro.
Acredite que NÃO EXISTE LEITE FRACO, e que QUANTO MAIS O BEBÊ MAMA, MAIS LEITE VOCÊ PRODUZ.
Mesmo que você não sinta sair nada de seu peito continue a oferecer. O estímulo do bebe sugando é de vital importância para descer o Leite materno. Enquanto o leite materno não desce o colostro é muito importante, ele é tão rico em nutrientes e agentes imunológicos quanto o leite materno maduro.
Não lave os seios antes e depois de cada mamada, não é necessário. É melhor prevenir que curar. Observe seus seios. Desde o primeiro dia da amamentação crie o hábito de realizar autoexame nos seus seios, seja na hora do banho ou mesmo enquanto dá de mamar. Fique sempre atenta ao aparecimento de regiões endurecidas e doloridas ao tato, por ser regiões onde o leite materno, por alguma razão ficou parado, então aproveite as mamadas para mobilizar esse leite. Examinando seu peito diariamente e sabendo o que é normal, saberá com certeza quando algum problema está se manifestando. Para qualquer problema, se detectado a tempo, a solução é muito mais simples que se descoberto numa fase avançada. Um duto bloqueado, por exemplo, pode ser tratado com uma boa massagem e mamadas frequentes se detectado a tempo, mas se detectado tardiamente pode provocar até mesmo uma mastite.
Agora, vamos para uma dica das mais importantes:
Tome bastante liquidos, se alimente bem e procure sempre que possível descansar.
Tomar um banho relaxante, ouvir uma música calma e a compreensão dos familiares pode ajudar muito, é preciso entender que pode parecer fácil mas não é.
Amamentar é muito prazeroso, mas também é exaustivo e demanda muito da mulher, por isso o papai é muito importante na hora da amentação, embora não amamentem diretamente eles tem funções importantes, como estar presente, ajudar, se informar, ser consciente e não criar expectativas ( afinal, a amamentação no início, é uma tarefa difícil) assumir outras tarefas e fazer o meio de campo com os palpiteiros de plantão.