As vacinas são essenciais para mantermos a saúde em geral, estar imunizado é importante para a população como um todo, em indivíduos com doenças reumáticas, isto é uma regra. Por terem a imunidade mais baixa sendo mais propensos a sofrerem complicações após após alguma infecção, devem manter a carteira de vacinação sempre atualizada.
A vacinação garante ue o paciente mantenha o sistema imunológico fortalecido evitando o aparecimento de doenças oportunistas. Artrite, Osteartrite, fibromialgia e outras doenças reumáticas não afetam somente as juntas; elas aumentam o risco de complicações após uma infecção. A melhor maneira de evitar alguma moléstia causada por bactérias ou vírus é a VACINA.
É importante conversar com o médico sobre este assunto e manter a proteção em dia.
A Liga Europeia contra Reumatismo (Eular), produziu um documento com novas especificações sobre as as vacinas para os portadores de reumatismo.
As Vacinas indicadas são:
GRIPE: Vacina contra os vírus influenza, deve ser aplicada anualmente. sempre dê preferência para fazê-la no início do outono, quando o frio chegar, você estará protegido.
PNEUMONIA: Esta vacina é muito importante para portadores de doenças crônicas em geral, os pneumococos causam a pneumonia, a bacteremia e a meningite, principalmente nos extremos de idade (menores de 2 anos e maiores de 65 anos) e nos portadores de doenças crônicas.
DTPa: É a Triplice bacteriana, protege contra tétano, difteria e coqueluche. Deve ser feita uma dose a cada 10 anos.
MENINGOCÓCICA: Resulta em doenças invasivas graves, como a meningite e a meningococcemia. As vacinas meningocócicas são inativadas, ou seja, não são contraindicadas em imunodeprimidos.
Herpes Zoster: Quem já teve catapora (varicela) e tem mais de 50 anos deve fazer esta vacina, independente de ter ou não doenças reumáticas.
Hepatites A e B: Protege o fígado desses dois vírus.
É muito importante salientar que você não deve tomar vacinas por conta, converse sempre com seu médico sobre quais você pode ou não tomar.