Vacina contra Febre Amarela

Vacina contra Febre Amarela

A vacina contra a Febre amarela é parte das indicações feitas pelo SBIm para todos os brasileiros, principalmente para aqueles que vão visitar as áreas endêmicas. Inclusive, esta vacina é exigida por muitos países para receber brasileiros em seu território.

 O que a vacina previne

Protege contra o vírus da febre amarela.

Saiba mais sobre a febre amarela.

Crianças a partir de 9 meses de idade, adolescentes e adultos.

​A comprovação de vacinação é exigida por alguns países a viajantes brasileiros, já que o Brasil é considerado endêmico para a doença. O documento internacional de registro da vacina chama-se Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Para emissão do CIVP, é preciso procurar os serviços públicos ou privados habilitados para tal, pessoalmente, e apresentar um documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação com o registro da vacina.

Em situações de exigência da vacinação, a primeira dose deve ter sido aplicada no mínimo dez dias antes da viagem.

Não deve ser aplicada em crianças abaixo de 6 meses de idade; pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação; mulheres amamentando crianças abaixo de 6 meses de idade; pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras); Em princípio há contraindicação para gestantes, mas a administração deve ser analisada de acordo com o grau de risco, por exemplo, na vigência de surtos.

Indicada a partir dos 9 meses de idade para crianças e uma segunda dose de reforço aos 4 ou 5 anos. O esquema para adultos consiste em 1 dose a cada 10 anos. Recomenda-se respeitar 30 dias de intervalo entre a Triviral, Catapora e Tetraviral, antes ou após a administração da vacina.
Entre os eventos locais, a dor no local de aplicação, essa dor dura um ou dois dias, na forma leve ou moderada. Manifestações gerais, como febre, dor de cabeça e muscular são os eventos mais frequentes.
Está em dúvida? Fale conosco